Ir para o conteúdo

Sobre o
Instituto
Visão Futuro

O Instituto foi fundado em 1992 com a ajuda dos governos sueco e alemão (Agência Internacional de Desenvolvimento Sueco/SIDA e Fundação de Tecnologia Alternativa em Frankfurt, da Alemanha), no município de Porangaba, SP. Esta situado em uma ecovila de 100 hectares, que demonstra um modelo prático de vida social ecologicamente integrada com a natureza, oferecendo cursos e organizando projetos voltados ao desenvolvimento integral do ser humano em seus aspectos físico, mental, espiritual e social.

www.visaofuturo.org.br

A campanha
“Alimentando
a Esperança”

Não importa o
tamanho Do desafio, mas
sim a grandeza da união

Este movimento tem o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, tanto em relação às necessidades básicas quanto ao bem-estar psicológico. As duas frentes de atuação são (1) a arrecadação e distribuição de alimentos, produtos de higiene e limpeza e outras necessidades básicas; e (2) a disseminação de técnicas de bem-estar baseadas na Psicologia Positiva e Medicina Mente-Corpo, para gerenciar o estresse, equilibrar as emoções e acalmar o corpo e a mente.

A arrecadação dos donativos acontece através de pontos comerciais e comunitários de doação, drive thru e financiamento coletivo, e também através de práticas de bem-estar – respiração tranquilizante e relaxamento profundo –que são difundidas em folders, vídeos e podcasts acessados por QR code ou link nos panfletos que acompanham os kits de donativos.

Alimentar a Esperança significa nutrir não só o corpo, mas também a mente. Para além das necessidades básicas da vida, a campanha oferece apoio à saúde mental das comunidades atendidas, por meio de ferramentas que têm sido um verdadeiro tesouro para as famílias manterem seu bem-estar psicológico e a esperança.

16.400

pessoas
atendidas no
último mês

5.800

Cestas de alimentos,
kits de limpeza,
higiene pessoal e
acesso a práticas de
bem-estar

Nossa
equipe

A equipe da campanha é composta de grupos de voluntários em 42 cidades nas cinco regiões do Brasil, que passaram pelos cursos de desenvolvimento integral na sede nacional do Instituto em Porangaba, SP. São voluntários habilitados a fomentar uma rede de solidariedade em sua localidade, e motivados pelo desejo altruísta de aliviar o sofrimento e servir à humanidade.

Para saber mais, acesse:
www.visaofuturo.org.br/home

Serviço psicoemocional online gratuito para funcionários de saúde

O Instituto Visão Futuro estabeleceu parcerias com vários hospitais e instituições de saúde no país, incluindo o Hospital das Clínicas e Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, com o objetivo de acolher os profissionais de saúde por meio da escuta empática e orientação de práticas que contribuem para o gerenciamento do estresse, controle emocional e aumento da resiliência: respiração tranquilizante, relaxamento profundo, concentração e meditação.

Na campanha “Equilíbrio e Calma”, atendimentos e aulas online gratuitas são oferecidas aos funcionários que atuam nos hospitais e postos de saúde, por facilitadores voluntários do Instituto Visão Futuro, treinados pela psicóloga e fundadora do Instituto, Dra. Susan Andrews.

Para funcionários de saúde em situações desafiantes, esses encontros proporcionam o controle emocional, aumentam a força interior e ajudam os participantes a transformarem emoções negativas como ansiedade e depressão em atitudes positivas e proativas.

Programa para aliviar o estresse dos jovens universitários

Com a pandemia da COVID-19, o isolamento social e a mudança na dinâmica familiar e nos estudos aumentaram os níveis de ansiedade, medo, estresse e depressão entre os estudantes universitários. Com o objetivo de ajudar os jovens a gerenciarem seu estresse, o Instituto Visão Futuro está realizando várias ações online nas universidades em que possui convênio de cooperação técnica, conduzindo práticas que proporcionam equilíbrio emocional e bem-estar integral.

Antes da pandemia, o Instituto Visão Futuro treinou dezenas de estudantes universitários através do programa RECORE – Relaxamento, Conexão, Ressignificação – e formou alunos Multiplicadores para conduzirem técnicas de bem-estar com seus colegas. Agora, esses Multiplicadores treinados estão realizando atendimentos online individuais e em grupo, atingindo mais do que uma centena de estudantes universitários semanalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Ceará.

Depoimentos dos participantes:

“Nossa, foi muito bom! Relaxei bastante.”

“Senti uma energia maravilhosa.
Estou extremamente apaixonada pelo projeto!!
Gratidão, gratidão, gratidão.”

“Estou bem melhor, meu coração
desacelerou, estou mais calma.”

Videoaula
gratuita

Programa criado pela psicóloga Dra. Susan Andrews para a saúde integral, o equilíbrio emocional e a tranquilidade mental.

Saiba mais >

Integrando corpo, mente e espírito para uma sociedade em harmonia

De consumo à conservação
Da apatia à compaixão
Da alienação à celebração da nossa interconexão
Acreditamos num futuro que podemos criar

Fazemos o futuro hoje!